segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A DANÇA...

Quem nunca se sentiu seduzido pela dança? Seja pelos seus múltiplos benefícios ou enquanto forma de liberar energia, se expressar, comunicar, sonhar, de estudar, de criar, estando desvinculado de qualquer propósito? 

Afinal, como canta Lulu Santos (1999) em Dancing Days: “Dance bem, dance mal, dance sem parar. Dance bem, dance até, sem saber dançar”! Sem saber dançar?

Parece ilógica em primeira instância, mas se torna possível por duas razões:

Dança é corpo.
Dança é movimento.

É o corpo em movimento em plena harmonia com o espaço e o ritmo vital. 
Dançar implica em conhecer e entender o próprio corpo, seus limites e suas possibilidades, articular ideias, compreender saberes trans e interdisciplinares, promovendo novas percepções e soluções adversas.

A Dança é a arte que dialoga expressão, ideias e saberes através de movimentos corporais culturalmente influenciados, “executados de maneira ritmada, geralmente ao som de música” (Ferreira, 2004, p. 285). É a necessidade inata do homem de manifestar, através do movimento, um estado emocional.

Neste sentido, o subprojeto de DANÇA do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Curitiba II, busca refletir sobre a Dança no ambiente escolar como meio e fim do saber humano, enquanto manifestação artística e área do conhecimento, portadora de um conteúdo educacional – visto que o papel da escola, segundo Isabel Marques (2003), é “de instrumentalizar e de construir conhecimento em/por meio da dança com seus alunos, pois ela é forma de conhecimento, elemento essencial para a educação do ser social”. E que a Dança “pode mobilizar e educar de uma outra forma, mais companheira e menos opressora como as diversas pedagogias que foram desenvolvidas ao longo da formação humana” (Marques, 1998, p. 23-24).

Este Blog terá como finalidade apresentar os processos e resultados do trabalho desenvolvido em três Colégios Estaduais do Paraná, situados na cidade de Curitiba:

  • Colegio Estadual Amâncio Moro
  • Colégio Estadual Ângelo Gusso
  • Colégio Estadual do Paraná

Profa. Gisele Onuki
Coordenadora do subprojeto



Nenhum comentário:

Postar um comentário